CASA PIRATININGA

Projeto concluído. Piratininga, Niterói - RJ. 2016.



CASA PIRATININGA

Área: 350m²

Serviços contratados: Projeto de Arquitetura; Projeto de Legalização; Gerenciamento e Supervisão Técnica da Obra


INTRODUÇÃO

A solicitação foi projetar uma casa que comportasse confortavelmente uma família composta por quatro pessoas, sendo uma deficiente física. Para tal, os clientes desejavam 03 suítes e 01 quarto de hóspedes, além de uma área de lazer que contasse com um espaço para churrasqueira, piscina e sauna. 


O TERRENO 

O terreno está localizado em uma rua residencial no bairro De Piratininga, região oceânica da cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Possuiárea total de 360m² (12m de testada por 30m de comprimento), e é circundado por construções vizinhas de no máximo 02 pavimentos que, quando não coladas nas divisas laterais e de fundos, se afastam no máximo 1,5m.


DIRETRIZES DE CONFORTO

Adiretriz que norteou o projeto foi acriação de espaços aconchegantes, desenhados em uma escala que, distante de qualquer monumentalismo, se aproximasse do real uso ao qual a casa se destina, neste caso abrigar grande parte do tempo da vida cotidiana de uma família. Além disso, buscou-se uma edificação que garantisse uma alta performance no que diz respeito ao conforto dos ambientes. Para tal, listamos as principais estratégias projetuais utilizadas dentro de cada quesito específico.


CONFORTO TÉRMICO

Todos os quartos possuem aberturas em fachadas opostas, o que possibilita uma ventilação natural cruzada. As aberturas que estão localizadas em fachadas orientadas para norte, ou seja, área que nessa região específica está exposta a uma grande incidência de insolação, recebem proteção de beirais, pergolados e/ou painéis pivotantes de brises de madeira, que podem ser posicionados manualmente de acordo com a orientação do sol. O telhado do bloco de 02 pavimentos é composto por telhas termoacústicas com recheio de poliuretano, e faces de alumínio pré pintadas de branco, contribuindo para que o calor proveniente do sol que incidirá diretamente durante toda a extensão do dia, não passe para os cômodos localizados abaixo, mantendo-os isolados termicamente. A área da churrasqueira, que possui somente 01 pavimento, teve sua fachada principal, a que fica totalmente aberta e consequentemente exposta à insolação, propositalmente orientada para leste, evitando dessa forma a insolação proveniente do período pós meio dia, quando os raios solares ficam mais intensos. Sua cobertura é composta por um terraço jardim, que além de atuar no isolamento térmico, também atua no conforto visual, uma vez que o mesmo pode ser visualizado de alguns cômodos localizados no segundo pavimento.



 Projetos relacionados

VOLTAR P/ RESIDENCIAL
Share by: